Trabalhos e Consultas Espirituais

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

MUSCULAÇÃO E SUPLEMENTOS FISIOCULTURISMO

São vários os suplementos alimentares para quem está malhando. Quase todos são liberados pela Vigilância Sanitária Brasileira, mas é necessário acompanhamento de um nutricionista para que não haja super dosagem, o que prejudicaria os rins, fígado e estômago. Com acompanhamento nutricional, eles não são perigosos e não se corre o risco de tomar substâncias que não trazem benefício nenhum para o atleta. Existem vários assim no mercado. Além da ingestão dos complementos, uma alimentação balanceada ajuda na malhação. Vai depender do seu objetivo; se é ficar forte, emagrecer ou definir músculos, para cada caso existe uma dieta e deve-se respeitar o processo do corpo.Aminoácidos, proteínas, creatinas, indutor de hormônios... Quais são seus reais efeitos? E na alimentação, qual a importância de cada grupo de alimentos na construção muscular?

CreatinaA creatina é uma cadeia de aminoácidos (glicina, arginina e metionina). Ela pode ser encontrada naturalmente em carnes vermelhas e peixes ou na forma sintetizada (comprimidos). Depois de absorvida pelo corpo, ela é armazenada nos músculos como fosfato de creatina. A promessa é que ela ajuda a "dar energia" para o músculo, diminuindo a fadiga numa série de exercícios pesados. Outro efeito é aumentar a quantidade de água dentro da célula entre 3 e 4%, o que daria a impressão de fortalecimento. Mas o músculo não cresceu, apenas inchou. Se usada em alta dosagem, ela é eliminada pela urina. O ideal é não ultrapassar 15 gramas diárias. A creatina não trás efeitos para quem não se exercita. Não existem de fato pesquisas que comprovam efeitos maléficos da creatina.Trocando em miúdos: a creatina pode aumentar a massa magra (muscular) pela retenção liquída (esse efeito é transitório), aumentar a resistência aos exercícios e a diminuir a fadiga muscular. O ideal é tomar bastante água para evitar sobrecarga nos rins.

EfedrinaA efedrina é uma das bases das drogas para emagrecer. São usadas principalmente para quem está começando a malhar e quer ver resultados rápidos na diminuição da gordura corporal. Mas cuidado: só podem ser usados com acompanhamento médico e sua comercialização é proibida caso não haja indicação médica. É comum aparecerem os seguintes efeitos: distúrbios psíquicos, elevação da pressão arterial, elevação da freqüência cardíaca, problemas cardiovasculares, agressividade, insônia, falta de concentração, náuseas.È importante saber que todas essas substâncias são encontradas no corpo naturalmente. Quando alguém os toma por via externa, o corpo tende a buscar um equilíbrio, ou diminuindo a produção ou aumentando outra que a iniba. No caso da efredina essa reação do corpo é perigosa, pois o organismo deixa de produzir uma parte dessa substância em seus usuários. O que significa que logo após suspender seu uso, a pessoa vai engordar...

Pró-hormôniosA testosterona, o principal hormônio masculino, é produzida a partir do colesterol. Este vira DHEA e continua sendo trabalhado pelo organismo até se tornar testosterona. Há pouco tempo, houve a sintetização do DHEA, o que seria a promessa de estimulo de produção desse hormônio. Ainda não se conseguiu de fato provar que eles trazem reais benefícios, além de funcionar com um placebo. O mais famoso desses medicamentos é o Pro-HgH, de origem americana. Existem anúncios dele em várias revistas gays internacionais, mas ninguém (nem a empresa) conseguiu provar que ele trazia benefícios, apenas que não trazia efeitos colaterais.
Fique atento a todos os pró-hormônios: já foi provado que eles não conseguem aumentar a quantidade de testosterona no corpo.


Proteínas e aminoácidosAs proteínas são formadas por pequenos blocos de aminoácidos e são conhecidas como "formadoras de músculos". Daí a febre em comer muito frango, ovo, albumina, peixes etc. Mas o corpo possui pouca capacidade de armazenar os aminoácidos. O excesso é transformado em outras moléculas ou eliminado pela urina. Quantidades adequadas de proteína e aminoácidos (que dependem da atividade física e do nível de exercícios) beneficiam tanto atletas como sedentários, mas são melhores para quem pratica exercícios com certa regularidade. Os horários de cada ingestão (na alimentação ou na suplementação) são importantes.
È recomendável ingerir proteínas em pequenas doses durante o dia, para que o corpo as absorva. Tudo de uma vez é certeza de perder uma parte delas na digestão. A dosagem para cada indivíduo deve ser dada por uma nutricionista, pois depende do peso e do nível de atividade física.


Água, muita água, ajuda a emagrecerAlém de todos os argumentos que você já deve ter ouvido incentivando a ingestão de água, agora foi provado que ela ajuda a emagrecer, e de uma forma relativamente simples.
Existem dois mecanismos da fome, um é hormonal e acontece no cérebro. Quando esse hormônio é liberado, a sensação é de saciedade. A outra é físico e rola no estômago: quando você come muito, sente seu estômago cheio. É aí é que a água entra. Se tomada em boa quantidade durante o dia, ela evita que o estômago dê o sinal de estar vazio, e gere uma conseqüente vontade de comer. A pesquisa é da Universidade da Pensilvânia e comprovou que quem toma água regularmente, ingere até 20% menos calorias por refeição.

5 comentários:

jαnα ¦D disse...

Beem, eu não malho nem faço qualquer tipo de exercício...sou uma sedentária mesmo XD Mas seu post trás informações muito úteis! Dessa, que a água emagrecia, eu não sabia...que bom o/

Abraços.
='-'=

roas77 disse...

Gostei muito super informativo .. mesmo não malhando no momento .. pois pretendo começar a me exercitar .. quero sair dessa vida de sedentaria .. rsrsrsr..

mas tem algumas coisas que já da pra começar a fazer .. beber água .. muita águá .. rsrsrs

abç..

Nathállia Motta disse...

Qui bom que você gosta!
Pois tem muita gente que não gosta=)
E qui bom que você gosotu do blog
Volte sempre

greatdj disse...

Sedentário, heeh
Mas é importante saber o que fazem estes suplementes antes de sair tomando adoidado.
É preciso ter consciência e ir no médico antes de tdo

Eurotica. disse...

eu faço natação e tenho uma dieta balanceada, o que garante meu tanquinho e meu bumbum durinho. Palmas pra mim \o/
ahuahaua gostei do blog:) dicas muito úteis:)
parabéns