Trabalhos e Consultas Espirituais

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tudo sobre filtro solar..::

A melhor forma de usar filtro solar é comprando produtos na farmácia ou perfumarias mesmo, receitas caseiras de filtro solar ainda não estão comprovadas as eficácias. Então resolvi colocar um post sobre filtros solares.
Um dos melhores protetores é de fator 15 que protege bem as pessoas brancas e morenas, se for pessoas mais claras é melhore pegar o bloqueador solar de fator 50


Filtros Solares
Proteção contra a radiação solar

Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

O que é FPS?

FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 60 (até agora, nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

O que significa o valor do FPS

A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?

Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a frequência da reaplicação.

Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?

O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.

O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, minha recomendação pessoal é dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 25.

"Oil free"? Hipoalergênico? Entenda seu filtro solar.

A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
Lembre-se sempre...

Filtro solar que protege não deixa queimar. Filtro solar que deixa queimar não protege.

4 comentários:

Cleiton disse...

Boas dicas sobre filtro solar.

Eu infelizmente tenho problemas serios com filtro solar, ja que minha pele é deveras oleosa e tenho que usar filtro solar em gel bem mais caro que os convencionais.

Abraços.

http://compartilhandopensamento.blogspot.com/

Culture Club disse...

A blog tudo de bom, amei de verdade *-* claro querido parceria com voce seria tudo de bom, entre em contato

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=15826370247076849541

beijos.

Jeh Pagliai disse...

Com certeza!
Um simples detalhe, fazer tanta diferença em nosso corpo...rs

Beijinhos, adorei!

---
www.jehjeh.com

Neto disse...

Ótimas dicas =]